Os tipos de panelas mais saudáveis

Acredite! Algumas panelas podem ser tóxicas!

Os tipos de panelas mais saudáveis

Acredite! Algumas panelas podem ser tóxicas!

Cada vez mais, as pessoas tem buscado alternativas para uma alimentação mais saudável, como em alimentos benéficos ao organismo.



Entretanto, há um detalhe muito importante que pode ajudar ou prejudicar esse processo, que é o tipo de recipiente que é utilizado para preparar essas refeições.

O tipo de material utilizado pode interferir e muito, na parte nutricional desse alimentos.

Por essa razão, é importante conhecer o material e substâncias utilizadas nos mais variados tipos de panelas e então escolher aquela que é amiga da sua saúde.

Confira:

Panelas Teflon (antiaderentes)


Para alcançar o objetivo de ser antiaderente, é utilizado uma substância nociva à nossa saude (ácido perfluorooctanóico) que é chamado de PFOA, e é por causa dessa substância que o teflon pode ser bastante perigoso (se ingerido em grandes quantidades), já que o PFOA aumenta o risco de câncer.

A quantidade de PFOA liberada no cozimento é mínima e pode ser considerada inofensiva para o nosso organismo.

Entretanto, se você insiste em utilizar uma panela teflon descascada, há um grande risco de partes desse teflon serem ingeridas com o alimento e aí sim, o perigo é maior.


Panelas de Alumínio


Algo parecido pode acontecer com as panelas de alumínio.

Isso porque, se o alumínio se soltar na comida, pode ser absorvido pelo corpo e, devido a neurotoxicidade dele, pode ser associado à doenças como Alzheimer.


Quais são as melhores opções então?

As melhores panelas para sua saude são: panelas de aço cirúrgico, porcelana, cerâmica e vidro, justamente por serem atóxicas.

Contudo, nem sempre a melhor panela para sua saude é a melhor para cozinhar.


Veja por exemplo, o caso da panela de vidro. Quem já teve ou usou uma, sabe que as panelas de vidro não distribuem o calor igualmente, e por isso, a comida frequentemente queima  ou não cozinha da mesma forma, além da facilidade em quebrá-las, principalmente por causa de choque térmico.


Panelas de aço cirúrgico


As panelas de aço cirúrgico são uma das melhores opções. Por ser um metal estável, não libera componentes nocivos a saude, além de ser um material muito bonito.

Outra vantagem é que são altamente resistentes à corrosão e ferrugem e sempre estão frias ao toque, sem a necessidade de usar luvas térmicas.


Panelas de ferro fundido


Temos também a panela de ferro fundido que são super seguras para cozinhar, além de serem boas para a saude.

Elas costumam liberar esse nutriente tão importante (ferro) na comida, auxiliando no suprimento das necessidades do organismo.

Todavia, elas não são recomendadas para quem tem colesterol alto, cronicamente.


Essas panelas listadas acima exigem um investimento considerável, porém, possuem um material duradouro e isso acaba sendo justificado no preço final.


 Panelas com revestimento em cerâmica



Porém, se você deseja uma opção mais acessível e que ainda seja boa para sua saude, você pode optar por panelas com revestimento em cerâmica, com muita atenção à integridade desse material.

Isso deve-se ao risco de a cerâmica trincar e ser consumida com o alimento. Por isso, atenção redobrada!

E para finalizar, como qualquer outro item da cozinha, é importante fazer uma boa higienização e manter suas panelas em bom estado. 


O mesmo cuidado deve ser dado a outros utensílios que utilizamos para cozinhar, como colheres, por exemplo.

See more

Do you want to get Offers and discounts via-email?

Sign up now and keep up with our news

Customer - Terms and conditions Customer - Privacy policy

Incredible prices

Here you will find the best offers on the internet in thousands of products.

Security

It's not necessary to give any confidential information. We redirect you to the offering website.

Trust

We work daily to ensure new offers with real discounts.