Como manter-se fisicamente ativo trabalhando de casa

Seu corpo e sua mente agradecem!

Como manter-se fisicamente ativo trabalhando de casa

Seu corpo e sua mente agradecem!

Trabalhar de casa tem sido uma grande descoberta para muitas pessoas que tiveram suas rotinas alteradas por conta da pandemia. Apesar de ter os seus desafios, o estilo home office tem gerado boas discussões, como o fato de  propiciar horários mais flexíveis, a comodidade de trabalhar no conforto do seu lar, sem o estresse com trânsito ou transporte público lotado, por exemplo. 

Porém, algo que tem preocupado e muito, é o sedentarismo que tem tomado conta da vida de muitos trabalhadores, desencadeando problemas físicos de saúde e até mesmo emocionais. A OMS - Organização Mundial da Saúde, afirma que para uma pessoa ser considerada fisicamente ativa, ela precisa se exercitar por pelo menos, 150 minutos por semana, o que é de longe, a realidade de muitos profissionais home office. 

Manter-se fisicamente ativo é desafiador mas não é impossível. Sendo assim, reunimos algumas sugestões para te ajudar nesse processo. Confira!

Antes de tudo, mentalize coisas boas


O nosso corpo é a nossa casa e obviamente, precisamos cuidar bem dele. Tenha em mente que essas pequenas mudanças trarão muitos resultados benéficos, para seu corpo e mente. Ao decidir-se por manter-se ativo, você conseguirá melhorar sua respiração, renovar o seu ânimo, diminuir o estresse e se estabilizar emocionalmente. 

Vale a pena conferir as sugestões a seguir e melhorar a sua rotina home office.


Vamos voltar ao passado?


Antes de existir o famoso controle remoto, as pessoas eram obrigadas a se levantarem para trocarem de canal ou estação de rádio. Hoje em dia, conseguimos fazer quase tudo pelo celular e isso também colabora para uma vida sedentária. Não estamos pedindo a você que esconda o seu controle remoto, apenas sugerimos pequenas mudanças que te incentivem a levantar-se um pouco da cadeira. Um bom exemplo é o famoso "momento de tomar café".

 Ao invés de ter uma garrafa térmica a sua disposição em sua mesa, que tal deixá-la na cozinha para ter um pretexto para levantar-se e tomar um café? Essa simples mudança de ter motivos para se levantar da cadeira,  pode melhorar o seu sistema cardiomuscular além dos tônus musculares.


A musicalidade irá te salvar


Você já percebeu que quando escutamos música, principalmente um estilo musical que nos agrada, automaticamente nos mexemos? Seja tentando acompanhar o ritmo com os pés, cabeça ou com o corpo todo. Parece bobo, mas faz muito bem ao seu corpo e sua mente. 

Escutar música pode te ajudar a diminuir a ansiedade e a fazer você dormir melhor. Há inclusive músicas que foram desenvolvidas por especialistas que afirmam ter desenvolvido em suas composições, características relaxantes. Mas se você precisa de inspiração, ritmo e motivação, escolha a sua banda favorita e veja os resultados no seu corpo e mente.


Tenha pequenos equipamentos de exercícios próximos a você


Isso funciona principalmente para quem tem facilidade em fazer 2 ou mais coisas ao mesmo tempo. Você pode ler um texto ou e-mail importante enquanto utiliza halteres de mão ou usar faixas de resistência nas pernas ou calcanhares. 

Vale a pena investir nesses equipamentos de exercícios simples, mas que te incentivarão a utiliza-los para mantê-lo ativo. Você pode também falar ao telefone subindo e descendo alguns degraus da sua casa, mas de maneira moderada para não perder o fôlego durante a ligação.


Alongue-se


É incrível o poder que um bom alongamento exerce sobre o nosso corpo. Engana-se quem pensa que alongamento só é útil para quem faz exercícios pesados. Alongar-se previne lesões, te dá uma consciência corporal maravilhosa, aumentando sua flexibilidade, além de ser um carinho para os seus músculos. 

Você pode alongar-se antes, durante e depois da sua jornada de trabalho. O alongamento pode ser do mais simples ao mais complexo, tudo depende do quanto o seu corpo aceita e se acostuma com esse alongamento. Em uma semana você sentirá os efeitos milagrosos que um alongamento pode proporcionar.

Gostou das dicas? Saiba que você pode encontrar muitas opções para manter-se fisicamente ativo na Amazon.com!